Avivamento em Moçambique

Heidi e Rolland Baker são os líderes do Ministério Arco-Iris e Igrejas Comunhão na Colheita, com sede em Moçambique, mas agora operando em vários países do mundo, e com uma rede de talvez milhares de igrejas. Seu ministério começou na cidade de Maputo, Moçambique com um orfanato para crianças de rua.

Uma matéria na revista ‘O Pregador’, Ano II Número 3, traduzida de uma matéria escrita por Randy Clark no jornalPower Evangelism Today! conta o que aconteceu depois de Heidi ter visitado a igreja de Toronto em 1996:

Rolland e Heidi Baker iniciaram duas igrejas em 1995 enquanto cuidavam de 300 órfãos que viviam próximo a um depósito de lixo, e nas ruas de Maputo, Moçambique. Heidi foi a Toronto, onde eu estava pregando em 1996, com pneumonia galopante, determinada a se encher do Espírito de Deus lá.

“Eu estava tão desencorajada antes de ir a Toronto,” diz Heidi. “Nós estávamos tão desgastados e cansados, que eu pensei, ‘Eu vou trabalhar no K-mart.” Heidi, uma misisonária loirinha, com doutorado em teologia sistemática, foi imediatamente curada nos encontros e então levada em uma visão com Jesus.

Heidi testifica que seu tempo em Toronto em 1996 foi de morte total e rendição a Jesus Cristo, enquanto ela descansava no chão sob o poder de Deus. Heidi olhou dentro dos amorosos olhos em chamas de Jesus em uma visão, e então viu ela mesma rodeada por milhares de criancas.
‘Não, não; elas são tantas!” Heidi chorava.

Jesus tirou parte de Seu próprio corpo quebrado e um copo cheio de sangue e água de Sua lateral, e disse a ela que desse isso às crianças. Seu corpo se transformou em pão nas mãos dela, e após distribuí-lo a todas as crianças, o próprio Jesus profetizou a ela palavras que iriam carregá-la através de alegrias e triunfos pelos anos que se seguiram.

Ele disse, ‘Porque eu morri, sempre haverá o suficiente.’

Voltando para Moçambique, Heidi e Rolland enfrentavam grandes dificuldades, até perdendo o prédio do seu orfanato. Randy Clark conta o que aconteceu quando Heidi voltou para Toronto em janeiro de 1998:

Após eu pregar sobre o fogo de Deus, Heidi caiu debaixo do poder de Deus.

Heidi diz, “Randy continuava gritando, ‘Fogo! Fogo! Fogo de Deus! Mais fogo!’ e eu literalmente estava prestes a morrer queimada. Então eu ouvi o Senhor dizendo, ‘Bom, eu quero você morta!’”

De repente eu disse a Heidi, “Deus quer saber se você quer a nação de Moçambique?”

“Sim,” ela exclamou.

“Então Deus vai dá-la a você!” eu respondi.

Desde então o Ministério Arco-Iris tem expandido muito, tanto com o seu ministério com órfãos e crianças em situações de risco, tanto com a implantação de igrejas, em Moçambique e outros países. Muitos sinais e maravilhas têm acompanhado o ministério, incluindo curas e até relatos de ressurreição de mortos.

No seu livro “Sempre haverá o suficiente”, Heidi e Rolland relatam o mover do Espírito Santo entre as crianças em agosto de 1998:

As crianças têm sido especialmente tocadas pelo Espírito Santo nas últimas semanas. Nossa equipe reconhece que o coração delas tem sido “marcado” pelo Senhor, e que há um novo espírito de bondade, amor e cooperação entre elas. As crianças oram umas pelas outras e são curadas. Deus está dando sonhos e visões diariamente.

Um garotinho chamado Paulo foi transformado da noite para o dia quando Jesus apareceu-lhe em um sonho e lhe disse para parar de roubar e de se comportar mal. Ele fez a oração mais bonita e urgente na igreja no dia seguinte e exortou com autoridade as outras crianças para que deixassem seus pecados e seguissem Jesus. Amélia, umas das mulheres que cuidam de nossas crianças pequenas, viu-se em uma visão em que estava em pé em um grande e refrescante rio, transbordando da alegria do Senhor. Crianças que passaram pelas piores experiências de abuso e dor no passado agora riem de alegria. Elas foram libertadas dos espíritos maus que as oprimiam. Sheila, por exemplo, que é retardada, e mal consegue falar, e está grávida por ter sido vítima de um estupro enquanto fugiu por aluns dias, está cheia de paz. Por intermédio do Espírito Santo, ela ora com graça e unção, citando a Oração do Senhor em um português claro e correto.

Nossas crianças estão descobrindo a glória de sentir o toque direto de Deus em suas vidas. Acabamos de batizar 29 crianças depois de três meses de ensino, e cada uma delas foi cheia do Espírito Santo e orou em línguas após emergir das águas à imagem de Jesus! Algumas se encheram de alegria nas águas e Heidi mal podia ficar em pé, sorrindo e chorando de gratidão ao Senhor por coisas assim estarem confirmando a presença de Deus

Hoje o Ministério Arco-Iris continua a se expandir e Rolland e Heidi Baker ministram em conferências ao redor do mundo, quando não estão liderando o ministério na África.